Preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Entraremos em contato o mais breve possível para atendê-lo, sem compromisso inicial.

Notícias » Voltar


Notícias


OPAS no Brasil lança publicação sobre processo de aquisição de medicamentos em redes de saúde

17/06/2016

Documento aborda o papel da assistência farmacêutica em atividades de abastecimento e compra de remédios. Planejamento com antecedência e critérios de atendimento a público-alvo são importantes para garantir acesso e uso racional de medicamentos.

 

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou nesta terça-feira (14) uma nova publicação sobre o papel da assistência farmacêutica em atividades de abastecimento e aquisição de remédios nas redes de saúde.

 

O documento — intitulado “Planejamento, Programação e Aquisição: prever para prover” — detalha o processo de compra de insumos e destaca a importância da elaboração de projetos cuidadosos para assegurar o acesso e o uso racional de medicamentos.

 

Segundo a farmacêutica autora do volume, Rebeca Mancini, “o planejamento fornece um conjunto de informações gerenciais obtidas a partir do levantamento de informações epidemiológicas, da definição da organização dos serviços, do financiamento, da padronização de medicamentos, da gestão de estoques e da infraestrutura de recursos humanos, físicos e materiais”.

 

Esses dados são fundamentais para que a equipe responsável pela programação consiga “definir o quê, para quem, quando e quanto comprar”. Nesta etapa, são necessários critérios que estabeleçam prazos de trabalho e que estipulem a quantidade de produtos adequada ao público-alvo atendido.

“A aquisição consiste em um conjunto de procedimentos pelos quais se efetiva a compra dos medicamentos estabelecidos na programação, com o objetivo de disponibilizá-los em quantidade, qualidade e menor custo, visando manter a regularidade e o funcionamento do sistema”, explica Mancini sobre a etapa final do processo de compra de medicamentos.

 

A publicação é o 10º fascículo da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica”. Acesse o documento na íntegra aqui.

 

Via OPAS Brasil

 


Notícias Anteriores